Se é para melhorar a experiência, por que parece invasão?

Se é para melhorar
a experiência, por que
parece invasão?

Por Kellyn Dantas

|

17/06/2025 às 17h37

Se preferir, ouça este conteúdo:

A personalização é atualmente um dos fundamentos das estratégias de marketing, que busca criar interações cada vez mais alinhadas às expectativas dos consumidores. Contudo, a intensa coleta de informações e a antecipação de comportamentos podem ultrapassar limites sensíveis.

Quando o consumidor percebe que a marca detém mais informações do que deveria, o que seria uma experiência natural se transforma em desconforto e desconfiança.


Um diferencial que gera credibilidade

Mais do que tecnologia, construir vínculos duradouros exige responsabilidade no uso dos dados e respeito à privacidade do cliente, um dos bens mais valiosos na era digital.

Proporcionar experiências relevantes é essencial, mas deve ser feito com total respeito aos direitos do consumidor. Se essa fronteira é ultrapassada, as empresas arriscam perder a confiança do público e comprometer sua reputação.

LGPD e ética: fundamentos para o uso responsável dos dados

Em parceria com nosso cliente, o CMO Advogados, ressaltamos que a Lei Geral de Proteção de Dados estabelece regras claras para o tratamento adequado das informações pessoais. Como afirma Luis Fernando Chacon, sócio-advogado do escritório:

A LGPD exige finalidade, necessidade, transparência e segurança em todo o processo de coleta e uso de dados. A experiência do usuário não pode ser construída às custas da sua liberdade.

Esses princípios são fundamentais para garantir que as marcas possam entregar uma experiência alinhada às expectativas, sem comprometer a privacidade e preservando a relação construída com o cliente.


Manter esse equilíbrio requer planejamento estratégico, tecnologia adequada e, acima de tudo, ética. Em um mercado cada vez mais regulado, compreender essas exigências é vital para quem deseja crescer de forma sustentável.

Seus dados são seus e a sua privacidade é um direito inviolável.

Se esse tema é relevante para você, acompanhe os conteúdos produzidos e estrategicamente geridos pela FYI para o CMO Advogados clicando aqui. Em breve, traremos também novos insights sobre direito digital, essenciais para empresas que querem atuar com segurança e eficiência.

veja também